Coluna do Editor 24/09/2020

0 3

Audiência Pública

Na próxima semana, dia 30 de setembro, será realizada a Audiência Pública para prestação de contas da saúde por parte da Prefeitura de Toledo. O encontro será no Auditório e Plenário Edílio Ferreira do Edifício Vereador Guerino Antônio Viccari, na Câmara de Toledo, a partir das 18 horas.

 

Reivindicações

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) formulou um documento contendo as principais reivindicações da entidade, que já começou a ser entregue aos postulantes ao cargo de prefeito.

 

Segundo turno

Noventa e cinco municípios do país com mais de 200 mil eleitores podem ter de realizar um segundo turno de votação para a escolha de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2020. O primeiro e o segundo turno do pleito foram adiados, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, pela Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional em 2 de julho. O adiamento ocorreu devido à pandemia de Covid-19. No Paraná, cinco municípios podem ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

 

Mais da metade

Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo. Se essa situação ocorrer, disputarão o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno.

 

Normal

A vereadora Janice Salvador pode ter lá seus defeitos, entretanto, se há uma virtude é sua coerência nos discursos. Sobre uma postagem de uma professora desejando o retorno do ex-prefeito Beto Lunitti dia desses, a vereadora disse não ver problema algum. É absolutamente normal que cada uma faça sua defesa e deseje que o seu candidato vença”, afirmou no Plenário da Câmara de Toledo.

 

“Crechão não!”

“Agora”, prosseguiu a vereadora, “usar para isso que as nossas creches e dizer que são crechões, aí não. Esta pessoa mirou no que viu e acertou o que não viu”, disparou Janice Salvador que, sem citar o nome de quem fez a postagem, garantiu que esta pessoa criticou todo o segmento da educação infantil.

 

História

Além disso, a vereadora ressaltou que a pessoa da postagem teve uma participação breve na história dos Centros Municipais de Educação Infantil e teria ignorado décadas de histórias, “de pessoas que tornaram os CMEIs de Toledo, com profissionais devidamente habilitados, uma referência dentro do Estado do Paraná”.

 

Volta

“Se ela quer que o ex-prefeito volte é um direito dela, mas muitas pessoas nos procuram e pedem: não deixem que eles voltem”, finalizou a vereadora Janice.

 

Comunidade

Em seu melhor estilo o presidente da Câmara de Toledo, vereador Antônio Zóio (PV) ressaltou sempre ter dito que sua comunidade está acima de tudo “e o nosso bairro tem a chance de ter o vice-prefeito” nesta eleição, referindo-se à candidatura do colega Marcos Zanetti, com quem Zóio teve discussões acaloradas dentro do Legislativo, de acordo com palavras do próprio presidente da Câmara.

 

Oportunidade

Morador na região do Jardim Europa há 30 anos, Zóio afirmou que a eleição de um vice daquela região dará condições dela crescer ainda mais. “Não poderia perder essa oportunidade de ter um vice-prefeito de lá. Na época de Derli Donin quando foi candidato a vice-governador, por causa da oposição, perdemos essa chance de ter um vice-governador”, recordou, acrescentando: “Não podemos cometer esse erro novamente”.

Deixe um comentário