Coluna do Editor 29/11/2021

2

Visita

O deputado estadual Delegado Fernando Martins, de Umuarama, esteve nesta sexta-feira em Toledo para uma visita ao ex-deputado federal Dilceu Sperafico (PP), visando parceria para as próximas eleições em 2022.

Pressão

Sperafico vem sofrendo uma ‘pressão’ danada para retornar à cena política como candidato a deputado federal. Ele não esconde sua vontade em ser candidato a vice-governador numa eventual chapa encabeçada por Ratinho Junior. Já uma candidatura diferente…

Reunião

Por falar nos Progressistas de Toledo, nesta sexta-feira à noite haveria uma reunião entre algumas de suas principais lideranças, justamente para se começar a delinear um cenário mais claro quanto à eleição do próximo ano.

Conversas

Durante dois dias seguidos o ex-vereador Adelar ‘Pelanka’ Holsbach foi visto nos corredores da Câmara Municipal. Houve quem comentasse sobre um possível retorno de Pelanka ao Legislativo, assunto que ele tratou logo de por um ponto final.

Boa conversa

De qualquer maneira, sempre rende uma boa conversa falar com Pelanka, que também ocupou o cargo de vice-prefeito e tem uma visão bastante ampla sobre a política toledana.

Merenda

Uma carta aberta que será enviada a diversos órgãos, como Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Câmaras de Vereadores, Secretarias Municipais da Agricultura, além da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte e ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) rechaçando uma possível terceirização da merenda escolar no Paraná e solicitando mais recursos para a agricultura familiar foi o resultado da audiência pública remota que aconteceu na Assembleia Legislativa.

Denúncia

A cada dia a situação do vereador Gilson Francisco fica ainda mais insustentável. O Diretório Municipal do Cidadania o notificou após reunião dos membros titulares e, com base no processo disciplinar aberto pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Toledo; a decisão judicial o afastando de suas funções enquanto vereador; e ainda outra decisão envolvendo menores, os integrantes do Diretório decidiram que ele teria até esta sexta-feira para apresentar seu pedido de desfiliação junto ao partido. Assinam o documento o presidente Douglas Diogo de Queiroz e o secretário Andriws Todeschini Prestes.

Menores

O crime envolvendo menores que cita o Diretório do Cidadania é algo que vinha sendo comentado nos bastidores há algum tempo, entretanto, como não havia nenhuma condenação parecia se tratar de perseguição política, entretanto, esta semana saiu a sentença condenatória do vereador Gilson Francisco em segundo grau, dando conta de prática do delito tipificado no Artigo 218-A.

Grave

O crime prevê “praticar, na presença de alguém menor de 14 anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem”, com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão.

Caixa 2

E o inferno astral de Gilson parece não ter fim: a Justiça Eleitoral parece ter aberto processo de investigação por suposto crime de Caixa 2 durante sua campanha eleitoral.

Cassação

Hoje a sensação é uma só dentro da Câmara de Toledo: a cassação do mandato de Gilson Francisco é uma questão de tempo. E cada vez mais curto!