1º a Educação!

0 1

Educação e conscientização ou conscientização e educação? Reflexão que pode transformar uma comunidade. Agir consciente é ou deveria ser o objetivo de toda a educação. Incentivar, ensinar ou apresentar meios para que a criança, o adolescente e até mesmo o adulto façam a leitura de 'mundo' antes mesmo da leitura de uma palavra.

A Educação deveria ou poderia estar ao centro de diálogos ou de discussões. Ela é a responsável pelas primeiras vivências de uma criança, de ensino e aprendizagem; pelas vivências de um adolescente e pelas escolhas de um adulto. Ter educação como prioridade pode significar mudanças. Significa desenvolver ou potencializar a capacidade intelectual de uma sociedade. E essa capacidade pode ser utilizada em atitudes, a princípio, sem importância para a comunidade, mas ela trará resultados a frente.

Alguns exemplos são:

– Investir em educação e incentivar a saúde preventiva;

– Investir em educação e estimular a prática de exercício físico;

– Investir em educação e oferecer mais cultura;

– Investir em educação e ter mais uma segurança;

– Investir em educação e proporcionar meios para o crescimento social;

– Investir em educação e diminuir a criminalidade contra a mulher ou o idoso;

– Enfim, investir em educação é ter uma sociedade mais justa e igualitária.

Mais Educação significa mais pessoas politizadas, mais informação e mais gente com gama de querer melhorar e buscar o melhor para o seu meio social ou familiar.

A Educação é um direito de todas as pessoas. É fato que ela é a responsável por transmitir conhecimento, auxilia no entendimento e desenvolvimento do senso crítico e, principalmente, aprimora habilidade.

Existe a necessidade de agir consciente e comprometida com a realidade. Alimentar sonhos e ter esperança são as chaves que podem impulsionar mudanças para um futuro próximo ou para os menos esperançosos distante. As mudanças são reflexões de ações; de um trabalho realizado em conjunto entre autoridades e sociedade. A comunidade deve participar e lutar por uma educação de qualidade e baseada na igualdade dos direitos. E enfatizo lutar por algo que possa melhorar e não somente fazer a crítica pela crítica. Dizer não, porque não gosta; dizer não, porque não conhece, mas também não se permite conhecer. A sociedade pode e deve dizer não, porém com argumentos e com sabedoria.

A mente e o corpo devem evoluir juntos. O futuro pode ser brilhante e a Educação é o ponto de partida! Educação é uma tarefa que exige comprometimento e continuidade.

Deixe um comentário