Doar sangue salva vidas

3

Há ainda uma boa parcela da população que desconfia da doação de sangue. Seja por motivos religiosos, por desinformação, ignorância ou medo, fato é que a quantidade de doadores poderia ser bem maior. Tal qual a doação de órgãos, no Estado do Paraná aos poucos o jogo vai virando em favor da vida. Ah, sim, doar sangue, doar órgãos é dar um presente à vida, afinal, são pessoas que dependem de outras pessoas muitas vezes para ter uma chance de sobrevivência diante de doenças avassaladoras, de acidentes terríveis, de momentos quase insuportáveis.

No caso do Banco de Sangue de Toledo, a realidade dos pacientes por vezes se confunde com a própria existência da unidade. Dificuldades pela falta de um local adequado, pela falta de profissionais, pela ausência de doadores, enfim, situações que com a dedicação de quem lá trabalha vão se resolvendo gradativamente e as boas notícias chegam à medida que o tempo passa e a esperança se renova.

Estas emana, por exemplo, como mostra reportagem do JORNAL DO OESTE, uma ótima notícia pegou de surpresa os funcionários do Banco de Sangue. Finalmente a sede própria no Jardim Coopagro está para ser entregue. Não apenas haverá mais espaço, mas sim uma estrutura digna para trabalhadores e doadores. Não que hoje onde funciona o Banco de Sangue seja ruim, até porque a doação de quem lá está ameniza muitas adversidades. Mas casa nova sempre é bom e, quando se é aguardada por tanto tempo…

A mudança representa um novo tempo e o que a sociedade espera é que os investimentos não parem por aí, afinal, é preciso mais profissionais para que o serviço possa ser ainda melhor executado. Tal qual aconteceu com a doação de órgãos, é preciso que haja investimento constante, tanto na melhoria da estrutura para quem atua nesta área, como em campanhas educativas que auxiliem a criar entre a sociedade um cenário positivo, a ponto de hoje o Paraná ser o estado onde mais se fazem doações de órgãos no Brasil. Que o – bom – exemplo da doação de órgãos chegue também à doação de sangue, um ato que ajuda a salvar vidas. Muitas por sinal!