Inovação é palavra de ordem

0 2

Começou nesta terça-feira (11) uma nova edição do Inovameat Toledo 2023. O encontro, realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico, é uma oportunidade para mostrar os avanços em vários setores, como biosseguridade, bem-estar animal, inovação e sustentabilidade na cadeia da proteína animal –  bovina de corte e leiteira, suína, de aves e peixes, entre outros através de palestras, painéis e minicursos, com palestrantes de renome no agro como o professor Marcos Fava Neves, Marcos Jank, do Centro de Agronegócios Global do Insper e Arthur Igreja da FGV, além da apresentação de novas tecnologias a produtores, agroindústrias e consumidores.

Outra novidade será a realização do Inovameat Conecta, com o objetivo de integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participam das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades.

O evento é uma oportunidade de não apenas apresentar algo, mas principalmente de trocar ideias, garimpar projetos e observar tendências. Parece ter sido a solução encontrada pela atual gestão da Prefeitura de Toledo para enterrar de vez a combalida Expo Toledo. Não que isso seja errado, entretanto, o Inovameat poderia ser parte da programação da exposição, a tornando mais atrativa sob a ótica do evento em si.

Afinal, uma cidade que tanto se orgulha dos números produzidos no campo, com o maior Valor Bruto da Produção, não ter uma exposição à altura dessa história soa como algo impensado. Além disso, não existir uma secretaria municipal específica é outro absurdo. Mas o Inovameat parece ser algo concretizado, ao menos durante essa gestão e ele tem conseguido cumprir bem seu papel de trazer alguma novidade em relação a este universo tão particular quanto do agro, em especial no que diz respeito à proteínas.

É preciso que a ideia prospere e não se torne mais do mesmo daqui alguns anos e o maior exemplo a ser seguido é o Show Rural, realizado há décadas em Cascavel e que a cada nova edição consegue trazer algo de diferente, ampliando não apenas o público, mas os assuntos abordados.

Deixe um comentário