Meias diferentes

0 211

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) convida toda a comunidade, empresas, instituições, repartições públicas ou privadas a participarem de uma campanha nesta quinta-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down. A proposta é que todos usem meias descombinadas (trocadas), coloridas e divertidas neste dia.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Humano é alusiva à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”. A ideia foi criada porque os cromossomos tem formato de meias e a intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido.

A Síndrome de Down, condição genética, é causada pela presença de um cromossomo 21 a mais. Apesar de algumas características físicas parecidas, cada pessoa com a síndrome possui um ritmo de desenvolvimento e suas singularidades.

Atualmente o município de Toledo proporciona a inserção de crianças com síndrome de Down por meio de políticas públicas, à exemplo dos atendimentos realizados pela Secretaria de Esportes e Lazer no Programa de Iniciação Motora no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen e na Secretaria da Educação, no CIPE, além da inclusão nas salas de aula do ensino comum regular das escolas e centros municipais de educação infantil (cmeis) do município.

Em algumas escolas particulares, como no Incomar, por exemplo, existe a preocupação de inserção de pessoas com Down no ambiente escolar a fim de promover não apenas a inclusão social, mas de auxiliar no desenvolvimento e na auto-confiança de quem possui a síndrome.

Mas ainda estamos muito distantes dessa realidade. Seja por desconhecimento, por preconceito ou simplesmente ignorância, fato é que no Brasil quem tem síndrome de Down é vista em geral com desdém, quase como uma aberração. É mais ou menos o que ocorre com quem tem o transtorno do autismo ou é idoso. O preconceito está enraizado na cultura nacional e, para transformá-la, não basta usar meias coloridas, é preciso agir com a alma mais pura o possível.

Deixe um comentário