Mauro Picini Sociedade + Saúde 16/12/2020

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Conquista de Selo ODS evidencia preocupação da Prati-Donaduzzi com as pessoas em momento de pandemia

Prati-Donaduzzi foi agraciada com o selo pela 9ª vez – Foto: Divulgação

O ano de 2020 foi desafiador e mudanças se tornaram necessárias diante da pandemia imposta pela COVID-19. Cuidar das pessoas é uma missão ainda maior, mas a superação está na compreensão, na resiliência e na capacidade de acreditar que tudo ficará bem. Para que a Prati-Donaduzzi continuasse a produzir medicamentos, ainda mais nesse momento em que a população tanto precisa, houve muitas ações de cuidado.

Há um compromisso em cada dose produzida e no amparo a quem faz tudo isso acontecer. Desde o início da pandemia, a indústria já adotou mais de 150 ações e vem se adequando a cada nova necessidade. Este cuidado com as pessoas foi reconhecido pelo Selo SESI ODS 2020 – Paraná, na última quinta-feira (03). Entre tantas medidas adotadas, o Selo valorizou a ‘Tele Covid’, inscrita este ano.

“O ano de 2020 nos levou a viver momentos únicos. Reinventamos alternativas para acolher, acompanhar e cuidar das pessoas de forma digital. Criamos um canal de ‘Tele Covid’ para estarmos mais próximos de nossos colaboradores, principalmente de nossas gestantes. Já que o contato estava limitado, não deixarmos de estar conectados a quem precisava”, explica a supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon.

É a 9ª vez que a farmacêutica é agraciada com o selo e o resultado foi divulgado em um evento online, em que representantes das empresas reconhecidas puderam participar de salas virtuais para o compartilhamento de ideias sobre as ações neste momento de tanta adversidade. O reconhecimento de tanta dedicação se torna propulsor para continuar com este olhar de cuidado e enfrentamento à COVID-19.

Sobre o Selo Sesi ODS
O Selo SESI ODS é uma iniciativa do Sistema FIEP, por meio do SESI Paraná, que busca o reconhecimento de práticas alinhadas com a Agenda 2030, que faz parte de um protocolo internacional assinado em 2015, por 193 países, durante assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As práticas devem estar relacionadas a ações de bem-estar, saúde, educação, redução de desigualdades, entre outros. A conquista do selo é uma forma de reconhecer, indústrias, empresas, instituições e organizações que se preocupam com o desenvolvimento sustentável.

Programa Natureza Empreendedora divulga os vencedores da edição 2020

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza anunciou nesta terça (8) os três negócios de impacto socioambiental positivo vencedores do Programa Natureza Empreendedora: o delivery online Olha o peixe!, a cervejaria Porto de Cima Brewing e a empresa turística Ekoways. O primeiro vai receber R$ 10 mil, enquanto os outros dois ganharão R$ 5 mil cada.

Lançado em 2019, o Natureza Empreendedora é uma iniciativa que busca fortalecer e dar visibilidade a empreendimentos inovadores que contribuam com a conservação da biodiversidade na Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, englobando áreas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

“É crescente a quantidade de empreendedores que têm a preocupação de desenvolver seus negócios de forma a contribuir com a conservação ambiental, sem gerar danos à natureza e contribuindo com o desenvolvimento local. Essa é uma realidade com potencial ainda maior na Grande Reserva Mata Atlântica, o que reforça a importância de fomentar, estimular e acelerar esses negócios”, comenta o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

Os negócios ganhadores do Natureza Empreendedora foram selecionados por um comitê que avaliou critérios como viabilidade técnica e econômica, impacto ambiental positivo e visão de futuro. Eles foram escolhidos dentre 20 empreendimentos que participaram de um processo de mentoria e aceleração conduzido pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com o Sebrae-PR, ao longo de três meses. Entre os conteúdos trabalhados estão Teoria da Mudança e Modelo C, neuroliderança, design de produtos, experiência do usuário, gestão financeira, mensuração de impacto e storytelling.

Os negócios participantes da edição de 2020 estão sediados no Paraná e têm como foco de atuação 15 municípios da Grande Curitiba e do Litoral do Paraná: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Os vencedores
O Olha o peixe! é um serviço de entrega de produtos da pesca artesanal, aproximando quem produz o alimento de quem o consome e fortalecendo as comunidades pesqueiras e o consumo consciente. A empresa define o valor do produto em conjunto com os pescadores locais e comercializa o pescado por meio de um clube de assinaturas ou por vendas semanais pela internet. Entre os clientes estão consumidores finais e restaurantes da Região Metropolitana de Curitiba.

A empresa, cuja sede fica em Pontal do Paraná, não trabalha com espécies ameaçadas de extinção, leva informação técnica sobre os pescados aos clientes e usa embalagens ecológicas, de forma que o consumidor não olhe apenas o peixe que está comprando, mas todas as vidas por trás desses alimentos.

Já a Ekoways é uma empresa turística que aposta em um segmento ainda pouco explorado no Brasil: o turismo regenerativo. Seu objetivo é criar pacotes de experiências que impactem direta e positivamente a qualidade do meio ambiente. Para isso, a Ekoways trabalha somente com fornecedores que comprovem ter saneamento ecológico e uma correta gestão de resíduos. Incentiva ainda o turismo de base comunitária como forma de empoderamento das comunidades locais.

Durante os roteiros guiados, o viajante recebe informações sobre a flora e a fauna locais, com destaque para espécies ameaçadas de extinção, para que conheçam os processos de regeneração da floresta. Além disso, na pré-viagem, a empresa – localizada em Curitiba – fornece um check-list instruindo o viajante a optar por repelentes e produtos naturais e levar um “kit viajante sustentável”, com talheres e copos reutilizáveis para evitar o consumo de descartáveis.

Sediada no distrito de Porto de Cima, em Morretes, a Porto de Cima Brewing é uma nanocervejaria que produz chopes e cervejas artesanais, sem adição de conservantes químicos e carbonatados naturalmente. São quase 30 estilos diferentes e exclusivos vendidos em garrafas e a granel.

A área onde a fábrica está localizada tem 43 hectares de mata nativa, sendo que 17 são protegidos por uma reserva particular do patrimônio natural – a Pousada Graciosa. Em todos os rótulos das bebidas, a Porto de Cima Brewing divulga elementos da flora e da fauna da Mata Atlântica, chamando atenção para a riqueza da floresta. Além disso, a cervejaria também usa ingredientes de espécies nativas na composição de alguns de seus rótulos, resgatando sabores regionais e apoiando outros produtores artesanais locais, quando os produtos deles viram ingredientes das cervejas e dos chopes.

Com isso, a empresa consegue agregar valor ao turismo local, propiciando experiências autênticas e genuínas aos visitantes nacionais e internacionais que passam pela região.
Foto: Barra do Ararapira, dentro do Parque Nacional do Superagui, no município de Guaraqueçaba (PR). Local faz parte da Grande Reserva Mata Atlântica. Foto: Zig Koch.

Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.