Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada acontece neste final de semana

16

Para quem deseja ter mais qualidade de vida, a corrida é uma aliada da saúde, do prazer e da superação. Devagar ou rápido, um quilômetro é o começo e a diferença para o encontro com a mudança de hábito e novos amigos. Amanhã (23) e domingo (24), a Associação Correr Toledo com o apoio da Itaipu Binacional e demais patrocinadores homenageiam o médico Dr. Torao Takada com a Corrida de Rua 24 Horas, prova que leva o seu nome. Um homem que é exemplo de determinação. Determinação em demonstrar à criança ou ao idoso o quanto é importante ao corpo e à mente manter uma vida mais saudável. Sábado e domingo são dias para calçar o tênis e correr para um novo futuro.

O médico, Dr. Torao Takada, se sente honrado por essa homenagem da Associação. “São oito edições em que cada corredor tem a chance de dar o seu melhor na pista, buscar uma melhor saúde. Eu participo da abertura e do encerramento da Corrida”. A prova – que dura 24 horas – começa às 10 horas deste sábado e acontece no Horto Florestal do Parque Diva Paim Barth. Equipes de Toledo e região correm em busca de superação e de diversão.

Em 2021, a Corrida 24 Horas Torao Takada ainda conta com uma turminha especial. A Corrida Kids traz as crianças para este mundo da corrida. “Com o patrocínio exclusivo da Itaipu, as crianças são o futuro da prova e trazem um brilho particular. Em Toledo, existem muitos projetos que incentivam a prática do exercício físico aos menores, entre eles, o Projeto Toleatletismo que tem feito à diferença para muitos deles”, afirma o médico ao complementar que a boa alimentação e a atividade física são primordiais ao corpo humano.

ENSINAMENTOS –Uma turminha confirmada na prova é a da Escola Municipal de São Luiz do Oeste. Após o longo período de isolamento vivido nos últimos meses, as crianças retomam as suas atividades. A professora, Marilda Lira Ulsenheimer, comenta que a socialização diminuiu devido a pandemia e a corrida é a oportunidade para este reencontro. “Também é importante a criança praticar atividade ao ar livre; estar em contato com a natureza e o envolvimento com colegas. A pandemia não acabou, mas precisamos conviver com os protocolos de segurança”, afirma a professora.

Marilda destaca que as crianças participaram da Prova do Porco Eco Kids e o entusiasmo e a felicidade foram demonstradas por semanas na escola. “Elas compartilharam a experiência e mais alunos desejaram correr. A corrida é uma motivação e uma alegria para estreitar os laços de amizades. As crianças se divertem”.

A professora destaca que a escola tem a função primordial em promover a prática da educação física e atividade física em si. “Incentivamos as crianças que possam interagir com outras, conhecer novos lugares e fazer novas amizades; se divertindo e aprendendo”.

DESTAQUE – A Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada é uma prova com projeção estadual e nacional. Grandes nomes da ultramaratona da Liga Internacional estarão em Toledo neste final de semana. A corrida de rua 24 horas, recentemente teve mais uma conquista. A prova recebeu o “Permit” de Bronze pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBTA) e pela Associação Internacional de Ultrarunners (IAU).

A presidente da Associação Correr Toledo, Rejane Michels, explica que essa conquista proporciona o acúmulo de pontos aos atletas que almejam a participação de provas internacionais de longa distância, somente para as 24 horas solo.

Sandra Schossler, uma das integrantes da comissão organizadora da prova, complementa que o evento – como um todo – também possui o selo da Federação de Atletismo do Paraná, sendo válido para todas as modalidades da prova e possibilitando a homologação dos resultados.

Rejane e Sandra enfatizam que a prova homologada proporciona ao atleta a garantia de uma prova regulamentada, seguindo com todos os artigos previstos pela Confederação. Entre eles: apoio médico, segurança no trânsito, infraestrutura entre outras regulamentações obrigatórias. “Nós queremos fazer uma festa e garantir a maior qualidade da prova e o bem estar aos atletas”.

Da Redação

TOLEDO