Expedição Cerrado desembarca no Paraná no dia 16

0 80

A Expedição Cerrado virá ao município de Campo Mourãopara um evento inédito com produtores rurais, empresários, cooperativas, estudantes e professores ligados ao agronegócio. O encontro será no dia 16 de janeiro de 2024, das 8h às 18h, na unidade Câmpus do Centro Universitário Integrado.

Em 11 anos de atividades, essa é a primeira vez que a caravana – formada pelo Grupo de Experimentação Agrícola (GEA) da Esalq/USP – desembarca no Noroeste do Paraná, que é uma das regiões de maior produtividade do país.

O objetivo é debater o manejo de altas produtividades do sistema Soja-Milho, ter contato com os desafios enfrentados pelos produtores locais, compartilhar conhecimentos técnicos e estreitar relações entre as instituições de ensino.

PARCERIA DE SUCESSO – A Esalq/USP é a escola de agronomia mais antiga do país. Já o curso de agronomia do Integrado conquistou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior particulares no Estado, o sétimo lugar no cenário geral paranaense e a 42ª posição em nível nacional, de acordo com o Ranking Universitário da Folha 2023.

A vinda a Campo Mourão está sendo viabilizada pelo BeAgro; o primeiro ecossistema de educação, inovação e tecnologia para o agronegócio do Brasil. Essa vertical do agronegócio tem dezenas de projetos e ações como bootcamps, webinários, residência agronômica, educação corporativa e oferta diferentes conhecimentos e novas especializações.

“Graças a esses trabalhos, somos reconhecidos como um importante polo acadêmico no ensino do agro e isso ajuda em novas parcerias como essa”, explica Marcelo Savoldi Picoli, pós-doutor em Patologia das Plantas pela Universidade Estadual de Iowa (USA) e coordenador do curso de agronomia do Centro Universitário Integrado.

PROGRAMAÇÃO – As palestras que vão acontecer no dia 16 de janeiro de 2024 envolvem temas como a Performance agronômica da cultura da soja num cenário de mudanças climáticas; Fixação biológica de nitrogênio na soja; Manejo das plantas daninhas capim-pé-de-galinha e caruru Palmer resistente a herbicidas; Adubação e nutrição em Soja-Milho.

De Campo Mourão, a expedição segue – via Oeste do Brasil – para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai, onde os participantes vão conhecer as lavouras de soja do país vizinho. O grupo retorna a São Paulo pelo litoral, mas antes visita o Porto de Paranaguá (PR) para entender a logística da exportação de grãos.

CAMPO MOURÃO

Deixe um comentário