Ginástica de Toledo em festa com classificação para Olimpíadas

0 143

Um voo previsto para desembarcar por volta das 10h45, nesta terça-feira (29), no Aeroporto de Cascavel, traz uma toledana muito especial. Toledana de coração, pois Giovanna Silva veio para a cidade apenas em 2012. Veio em busca de um sonho. E, tal qual num conto de fadas, o sonho se tornou realidade no último fim de semana, em Valência na Espanha, quando a seleção brasileira conquistou a tão sonhada vaga olímpica no conjunto 5 arcos, com o talento desta ‘nova toledana’, pois Giovanna é paulista de nascimento, mas paranaense de coração.

O feito foi muito comemorado entre as colegas de treino e técnicas da equipe da Associação Toledana de Ginástica Rítmica e Acrobática (Agito). E hoje é dia de comemorar ao lado de Giovanna que, ao lado de Maria Eduarda Arakaki, Deborah Medrado, Sofia Pereira, Nicole Pircio e Barbara Urquiza, conquistou a nota final de 65.000 com 30.100 na série mista (três fitas e duas bolas) e 34.900 nos cinco arcos. As brasileiras ficaram em sexto geral, conquistando a vaga para Olimpíada de Paris em 2024. As técnicas da seleção são Camila Ferezin e Bruna Marttins.

Na final, por detalhe não veio ainda a cereja do bolo com uma medalha. Para delírio do ginásio na Espanha, as brasileiras deram um show e melhorar a nota, empatadas com a Itália em terceiro. O conjunto europeu ficou com a medalha de bronze por ter a nota de dificuldade mais alta. O ouro ficou com a China e a prata com a Espanha.

UM SONHO – Giovanne Silva chegou a Toledo disposta a aprimorar sua técnica, devido à alta qualidade dos profissionais e estrutura da ginástica rítmica de Toledo no alto rendimento. Trabalho desenvolvido há anos e que levou muitas ginastas à seleção. Há dois anos o esforço valeu a pena, com a vaga na tão sonhada seleção brasileira de conjunto.

O trabalho ficou ainda mais intenso com a preparação para tentar a vaga olímpica. Desde então, Giovanna participou de várias da Copa do Mundo nesse ano obtendo resultados históricos para ginástica rítmica do Brasil. Foi terceiro lugar geral na etapa de Atenas, na Grécia; depois o título da etapa de Portimão, em Portugal, no conjunto 5 arcos; e ainda na Copa do Mundo, as ginastas brasileiras conquistaram, na Romênia, 3 medalhas: ouro prata e bronze.

Além disso, foram campeãs geral no Campeonato Pan-americano de Ginástica Rítmica.

ORGULHO – A técnica Solange Martins Paludo disse sentir um “orgulho imenso” em nome de todas as treinadoras que integram a equipe. “Orgulho pela conquista e, acima de tudo, pela trajetória de Giovanna afinal ela chegou onde todos os atletas de qualquer modalidade quer alcançar, conquistar vaga olímpica é chegar no ápice o mais alto nível”, diz Solange, apontando ainda todas as superações da Giovanna “isso se torna ainda mais maravilhoso”.

Solange afirma ainda ter uma admiração por toda a família da ginasta que “mudou de vida, trocou de cidade para atender as necessidades dela. Em Toledo ofertamos um ambiente apropriado e treinamento de qualidade com profissionais capacitados”, cita, mas destaca ainda que foram a dedicação, persistência e resiliência cruciais para Giovanna se formar em contabilidade e já estava entrando no mercado de trabalho, “mas o esporte trouxe uma oportunidade e ela, com suas diversas provações, seguiu no seu sonho com perseverança e fé. Ela com toda certeza é um exemplo para muitos atletas e treinadores que por vários motivos interrompem suas trajetórias”, emenda a técnica, acrescentando que o Clube Agito está em festa e com várias “sementinhas sendo plantadas para chegar às próximas olimpíadas”, comenta Solange Martins Paludo.

CRESCIMENTO – Anisele Santos é a atual presidente da Associação Toledana de Ginástica Rítmica e Acrobática e destaca o crescimento da modalidade no Brasil. “Hoje nossa Ginástica Rítmica cresceu imensamente! Estamos entre as tops do mundo! E com grande referência em nossa cidade Toledo, com 2 ginastas hoje na seleção Brasileira, uma no Conjunto adulto, Giovanna Silva que chega nesta terça-feira aqui em Toledo vindo direto do Mundial que aconteceu esses últimos dias em Valência na Espanha, e vem trazendo na bagagem a vaga olímpica para Paris 2024. E a outra atleta é do individual Maria Eduarda Alexandre que vem trazendo grandes títulos ao Brasil”, comemora a dirigente.

Mas a Agito hoje desponta desde a base com ginastas campeãs, “mas por trás disso temos uma ótima estrutura e a melhor técnica da América Latina. Então peço o apoio para que nosso trabalho seja divulgado e fomentado pois estamos em grande destaque no Brasil e no mundo”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário