Sperafico destina mais de R$ 200 mil para aquisição de equipamentos

0 443

A região Oeste do Paraná vive, atualmente, um cenário de comprometimento alicerçado no agronegócio. Muitas ações são promovidas para reforçar este setor, entre elas, o fortalecimento da educação no campo, por isso, Sperafico investe em Colégio Agrícola. Investimentos contribuem para a profissionalização do jovem que irá atuar na cadeia produtiva. Os investimentos também reforçam a importância das escolas agrícolas para a permanência dos jovens no campo, com qualidade de vida.

Em Toledo, o Colégio Agrícola Estadual receberá novos equipamentos. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Dilceu Sperafico. O Projeto de Lei que “autoriza o Executivo municipal a abrir crédito adicional suplementar no orçamento-programa do município de Toledo, para o exercício de 2024” foi apreciado e votado pelos vereadores. Os parlamentares foram favoráveis ao projeto.

TECNOLOGIA

A diretora do Colégio Celimar Maria Trentin explica que os equipamentos propiciam mais tecnologia para os estudantes. “Eles intensificam a aprendizagem didática pedagógica dos alunos, principalmente, nas aulas práticas do curso técnico agrícola e agropecuária”, menciona.

Celimar comenta que o trâmite para a aquisição dos equipamentos está no processo licitatório na Prefeitura de Toledo e, posteriormente, eles serão enviados ao Colégio.

Com o recurso financeiro, o Colégio receberá: três dronnes, uma carreta basculante, um distribuidor de dejetos 4000, um kit com plaina frontal para trator, um braço para bege, um corta capim no valor total de R$ 232 mil licitações. “Acreditamos que o processo até encerrar deve durar entre 60 e 90 dias até os equipamentos serem repassados na escola”, pondera a diretora.

DEMANDA

O deputado federal Dilceu Sperafico enfatiza que o recurso financeiro está empenhado. “A Prefeitura de Toledo deve ter feito o projeto e quanto a licitação for finalizada, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) liberará o recurso. Neste momento, o processo segue dentro da normalidade”. Sperafico complementa que investir na educação é também colaborar com o desenvolvimento do agronegócio em Toledo e na região. “É uma maneira de auxiliar para manter o futuro próspero”.

Segundo o vereador professor Oseias Soares dos Santos, o Projeto de Lei foi debatido nas Comissões antes da votação. “Nós somos favoráveis a esse investimento. Agradeço ao deputado federal por essa transferência financeira. O recurso faz parte de uma demanda que foi atendida por Dilceu Sperafico”, enfatiza.

O parlamentar salienta que os equipamentos devem colaborar para a formação dos melhores técnicos agrícolas. “Era uma demanda antiga do Colégio e ela foi atendida pelo deputado. Agradeço a colaboração do Sperafico, que representa muito bem a sociedade de Toledo a nível federal”.

OPORTUNIADE

Oseias menciona que o Colégio Agrícola é referência na região e ele acolhe estudantes de Toledo, de municípios vizinhos e de outras regiões. “São jovens que buscam o conhecimento em nossa cidade. Buscam por formação nesta área”.

Na oportunidade, o vereador recorda que o Colégio Agrícola recebeu a visita de representantes do setor de Recursos Humanos da empresa AMaggi, de Cuiabá (MT), a maior companhia brasileira que opera na cadeia de grãos e fibras no Brasil e está presente com seus ramos de negócios na Argentina, Paraguai, China, Holanda, Noruega e Suíça.

O parlamentar pondera que existe um esforço para manter a qualidade do ensino ofertado e, principalmente, a mobilização da sociedade dá oportunidades aos estudantes que se formam no Colégio. “Devido as parcerias com as empresas, muitos dos alunos saem do estabelecimento de ensino já encaminhados ao mercado de trabalho. E os benefícios são diversos, principalmente, diante da grandiosidade das possibilidades ou até mesmo para ampliar a formação para o nível superior, já estando dentro da empresa”.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário