Coluna do Editor 19/07/2022

0 1

Licença

O presidente do Cidadania em Toledo, Marcelo Seger, entrou em contato para confirmar que o vereador Damião Santos vai mesmo entrar em licença nos próximos dias da Câmara Municipal. Porém, ele não será candidato

vai auxiliar na campanha dos deputados Rubens Bueno (federal) e Douglas Fabrício (estadual).

Suplente

Neste período quem vai assumir o lugar do Cidadania no Legislativo em Toledo é Sargento Costa.

Sem água

A Sanepar informa que fará serviços de melhoria no sistema de abastecimento de água em Toledo, nesta terça-feira (19). O serviço será realizado das 8h às 14h e pode afetar o fornecimento de água no Jardim Coopagro, Jardim Santa Maria, Jardim Tocantins, Jardim La Salle e parte da Vila Becker. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer por volta das 16h e será de forma gradativa. Em caso de mau tempo ou condições operacionais adversas o serviço pode ser cancelado.

Casa cheia

Foi com casa cheia, a presença de líderes políticos estaduais, sociedade civil e apoiadores, que o vice-prefeito de Toledo Ademar Dorfschmidt (União Brasil) realizou na noite da última quinta-feira (14) em Toledo o lançamento de sua pré-campanha a deputado estadual às eleições de outubro próximo. O evento foi realizado na sede do partido na região central da cidade e abordou, entre pontos de apoio e de expectativas para o período pré-campanha, a trajetória política de Ademar que completa 14 anos. Ele encaminhou um vídeo do lançamento da pré-campanha.

Alvaro Dias

O Líder do Podemos, senador Alvaro Dias, foi escolhido, mais uma vez, pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), como um dos 100 “Cabeças” do Congresso. O senador foi incluído na lista dos 100 “Cabeças” do Congresso 2022, divulgada recentemente pelo Diap. A série dos Cabeças do Congresso do Diap foi iniciada em 1994. O senador Alvaro Dias, que entrou no Senado em 1999, há quase duas décadas vem aparecendo na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso. Neste ano, Alvaro Dias é o único senador do Paraná a figurar entre os 100 Cabeças, e está entre os sete parlamentares paranaenses na lista do Diap.

Diferencial

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Debate

Para o Diap, Alvaro Dias é considerado um dos principais debatedores do Congresso. De acordo com a definição da organização, os chamados “debatedores” são parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário, na imprensa ou nas redes sociais, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso.

Regras

“São, por essência, parlamentares conhecedores das regras regimentais que regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Com questões de ordem, encaminhamento, discussão de matérias em votação e obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso. São os parlamentares mais demandados pela imprensa, explica o Diap em sua publicação.

Deixe um comentário