Jogos Regionais dos Idosos em Toledo: 12 municípios participam

0 641

Mais de 320 atletas de 12 municípios participam da segunda edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) em Toledo. São idosos com mais de 60 anos envolvidos em cinco modalidades esportivas adaptadas para +60: handebol por zona, vôlei no escuro, basquete relógio, vôlei de praia, peteca e vôlei câmbio. Os jogos tiveram início nesta quarta-feira (17) e seguem até sexta-feira (19) no ginásio da Unipar (Campus 2) e o vôlei de praia no SerToledo. 

Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Toledo com apoio da Cresol, o 2º Jori, Jogos Regionais dos Idosos em Toledo, conta com a participação de atletas de Entre Rios do Oeste, Guaira, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena e Toledo.

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) no ginásio da Unipar com todos os ritos que marcam as cerimônias de jogos oficiais. Desde a entrada das equipes, a execução do hino nacional brasileiro, até a condução da tocha e o acendimento da pira olímpica pela atleta de Toledo Suzan Sperafico, e o juramento do atleta proferido por Aldir Luiz Derez. 

O prefeito Beto Lunitti recepcionou e saudou todas as delegações presentes no evento. “Todos os 5.500 prefeitos do Brasil têm a responsabilidade de promover qualidade de vida e políticas públicas em seus territórios que deixem todas as pessoas felizes, contentes e satisfeitas. É nessa linha que estamos trabalhando em nosso município. Sejam todos bem-vindos!”, exaltou Lunitti. 

Representando a instituição anfitriã Unipar, o professor Fernando Farias, e os apoiadores, o diretor da Cresol Integração, Julcemar Mierzviski, também deram as boas-vindas aos presentes. A ex-secretária de Esportes, ex-secretária da Educação e idealizadora deste evento, Marli Gonçalves Costa, lembrou que “esporte é um direito do cidadão e um direito da pessoa idosa”.

Abertura do Jogos Regionais dos Idosos em Toledo Foto: Carlos Rodrigues
Abertura do Jogos Regionais dos Idosos em Toledo Foto: Carlos Rodrigues

O secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallagnol, destacou a importância da presença de cada um para que os jogos aconteçam e parabenizou cada município participante. Na sequência, o secretário de Esportes e a idealizadora do evento, Marli Gonçalves Costa, declararam aberto os Jogos Regionais dos Idosos em Toledo. 

A energia de todos os participantes foi contagiante na abertura do 2º Jori. A atleta Raquel Maria de Lima (62) carregou o nome da equipe de Guaira e esbanjou alegria ao conduzir sua delegação. É a segunda vez que ela participa dos jogos em Toledo. “A expectativa é imensa, cada vez que a gente participa é uma emoção, é um aprendizado, uma experiência inesquecível, eu tô muito feliz por estar aqui e os meus amigos também, porque é muito bom, é uma adrenalina fora de sério. É de arrepiar, o que nós não pudemos fazer quando éramos crianças e adolescentes, estamos fazendo nesse momento”, declarou Raquel. Ela vai disputar duas modalidades, peteca e vôlei de areia. 

Todos os atletas presentes na abertura receberam medalhas de participação após a cerimônia e em seguida os espaços foram preparados para dar início às competições do dia. Também participaram da abertura outras autoridades e representantes de vários municípios, entre eles, representante do prefeito de Quatro Pontes, vice-prefeito de Mercedes, secretários de esportes de Medianeira, Santa Helena e Entre Rios do Oeste, coordenador dos Idosos de Missal, Câmara de Toledo, além de outros apoiadores. 

A diretora do Setor de Idoso em Movimento, Márcia Franciele Spies, agradeceu o envolvimento dos professores de educação física, técnicos e treinadores, árbitros e assistentes, chefes de delegações, servidores dos municípios participantes, em especial aos servidores da Smel, pois foram fundamentais na estruturação e na realização dos jogos.

Deixe um comentário