Poliomielite: Toledo inicia campanha de vacinação na próxima segunda

0 238

Começa na próxima segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação se estende até o dia 14 de junho com uma mobilização estadual na data de 8 de junho quando será o Dia D de vacinação. A campanha tem como público-alvo as crianças com idades entre um ano a menores de cinco anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Em todo o Paraná, a expectativa é vacinar 717.915 crianças indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP. “A vacina oral da pólio é composto por uma dose de duas gotinhas. Mas se a criança não tem o esquema primário completo, as equipes das Unidades farão a atualização com a vacina injetável VIP. É muito importante estar com essa vacina em dia para evitar uma doença que já está erradicada há 30 anos no Brasil”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro.

Ela comenta que ainda podem existir crianças no município, com menos de um ano de idade, que não estão com o esquema primário de imunização contra a poliomielite completo. “Nosso objetivo é atualizar as vacinas das crianças e não deixar nenhuma sem essa proteção. A meta é vacinar 95% do público-alvo nesta campanha”.

A enfermeira recorda que em campanhas anteriores as metas de vacinação não foram alcançadas com êxito. Um fato preocupante, uma vez que a Poliomielite é uma doença grave, com sequelas e que pode causar a morte. “E pode ser prevenida com a vacina. Por isso, a importância dos pais estarem atentos ao cartão de vacinação e as campanhas”, complementa Rosana.

DOENÇA

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como objetivos conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o País livre da doença, uma vez que recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), em 2023.

AÇÕES

As salas de vacina das UBSs têm o imunizante contra a Poliomielite em estoque e o Município irá receber novas doses conforme o andamento da Campanha. Além do Dia D que será realização no dia 8 de junho, outras estratégias serão desenvolvidas para vacinar o maior número de crianças dentro da faixa etária estabelecida.

Outra campanha em andamento é a de vacinação contra a Influenza (gripe). Ampliada para todos os públicos no início do mês, esta ação tem data prevista para encerrar no dia 31 de maio. Contudo, a cobertura vacinal ainda está muito baixa no Município.

Rosana cita que entre as crianças, apenas 29,16% foram vacinadas e 38,97% do público geral (somados todos os grupos) receberam a dose da Influenza. “Está muito baixa a cobertura vacinal e é preocupante porque é o vírus que mais circula. A vacina é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação do vírus, principalmente na época mais fria”, finaliza a enfermeira.

Com informações da AEN

*Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário