Toledo terá retorno dos voos comerciais em dezembro

170

O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho terá voos comerciais a partir de dezembro. O anúncio do retorno foi feito, ontem (19), pela Azul Linhas Aéreas em encontro entre representantes da companhia aérea e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, em Campinas, interior de São Paulo.

Além de Toledo, a companhia irá retornar as operações em Ponta Grossa, Pato Branco e Guarapuava. As cidades já contam com passagens sendo comercializadas em todos os canais oficiais da empresa. A empresa também sinalizou a intensão de ampliar sua malha e chegar em outras 11 cidades no interior do Paraná: Umuarama, Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Têlemaco Borba, Arapongas e Apucarana.

Segundo a Assessoria da Azul, os voos para Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava serão cumpridos três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, com as aeronaves modelo ATR 72-600, para 70 clientes. A partir de março de 2022, a expectativa da companhia é estar presente nestas cidades com frequências diárias. A novidade deste retorno será a operação em Toledo que, ao invés de estar conectado com Curitiba, contará com operações diretas e regulares para Campinas, principal centro de conexões da Azul no país.

“As novas linhas são um salto na logística e na infraestrutura do Paraná. Com melhores condições de deslocamento, mais empresários terão interesse em abrir negócios no nosso Estado, gerando mais emprego e renda para os paranaenses. A chave do desenvolvimento é a integração entre os modais, investir além das rodovias. Estamos construindo o maior programa de aviação regional do País, conectando cidades de médio porte a qualquer canto do mundo e a Azul é parceira nessa iniciativa”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

COMPROMETIMENTO – Para efetivar esse retorno, a Azul recebeu o comprometimento dos munícipios de Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava para a implementação de importantes instrumentos de auxílio à navegação aérea: o IFR-IMC – procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas – e o PAPI – sistema de luzes que provê auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.

A Assessoria informa que com essas estruturas, a Azul poderá aumentar a regularidade de seus voos, diminuindo as chances de cancelamentos e evitando a suspensão de operação no futuro em função da meteorologia desafiadora na região Sul do país. Esses equipamentos também provêm a possibilidade de frequências em horários mais convenientes e durante a noite, já que eliminam eventuais restrições do departamento de segurança de voo da empresa.

COMEMORAÇÃO – O prefeito de Toledo Beto Lunitti comemorou a notícia em uma postagem na sua página na rede social Facebook. “Estamos comemorando essa conquista. A região Oeste ganha com essa notícia porque Campinas é um hub de aviação para o Brasil. Nossos agradecimentos a companhia Azul. Viva o Oeste e viva Toledo. Muito bom estarmos voltando com essa ferramenta de desenvolvimento que são os voos comerciais saindo de Toledo”, destaca o gestor.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Diego Bonaldo, o retorno das operações comerciais em Toledo significa um avanço nas relações econômicas do município.

“O aeroporto é um instrumento de desenvolvimento que conecta localidades distantes e com maior velocidade. Os empresários têm essa preocupação com o tempo e o deslocamento e o aeroporto proporciona essa facilidade. Nós temos um aeroporto bem estruturado e com os voos comerciais podemos ampliar os negócios da região. Estamos felizes e comemorando esse retorno”.

MOVIMENTAÇÃO – Antes do cancelamento dos voos em virtude da pandemia, o Aeroporto de Toledo tinha uma ocupação de, aproximadamente, 90% nas operações diárias com destino a Curitiba. O secretário da pasta que gerencia o aeroporto acredita que essa frequência irá se manter com o novo destino. “A novidade de voos para Campinas permite conectar Toledo com outras regiões do país”, complementa Bonaldo.

Além de facilitar e agilizar o deslocamento dos passageiros, o retorno das operações comerciais no Aeroporto de Toledo irá atrair novos investidores ‘de olho’ nas oportunidades da região Oeste. Essa retomada também movimentará a economia da cidade.

“Se considerar uma realidade parecida com que tinha antes da pandemia, com uma lotação de 90% dos voos, teremos em torno de 130 pessoas transitando por dia no Aeroporto de Toledo. É uma grande demanda de pessoas que vão utilizar taxi ou transporte por aplicativo, além de movimentar hotéis e bares e restaurantes. Com certeza será uma melhora para esses setores também”, destaca o secretário.

ADEQUAÇÕES – Recentemente, o Aeroporto de Toledo recebeu a licença da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar pousos por meio de instrumentos (IFR) em condições meteorológicas de voo por instrumento (IMC) de aeronaves ATR-72, a mesma utilizada pela Azul Linhas Aéreas.

Bonaldo pontua que o Município ainda precisa instalar o PAPI, iniciais de Precision Approach Path Indicator, em português: Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão. Ele é um sistema de iluminação instalado ao lado da pista que indica aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso.

“Estamos licitando o projeto da instalação do PAPI e depois ele irá para análise no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) em Curitiba. Posteriormente, vamos licitar a compra do equipamento com investimentos do Município”, finaliza Bonaldo.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria