O cliente tem razão

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Hoje se comemora o Dia do Cliente e, embora a frase “o cliente tem sempre razão” não seja lá uma verdade absoluta, fato é que o cliente tem razão. Tanto assim que ao longo dos anos o Brasil foi aperfeiçoando as formas para que o consumidor pudesse ser mais ouvido e protegido. Neste sentido a criação do Procon foi um verdadeiro divisor de águas, assim como a criação do Código de Defesa do Consumidor, hoje um balizador importante na relação entre consumidor e empresas.

Mas as próprias empresas contribuíram para essa mudança de relação. A criação de canais direto de comunicação, centrais de relacionamento, produtos mais pautados no desejo do consumidor, entre outras medidas que mudara, na prática, algo que antes era quase como um ‘empurrômetro’ goela abaixo. Hoje a relação é mais justa, mais equilibrada, até porque o consumidor brasileiro percebeu ser importante não apenas ter razão, mas saber onde buscar seu direito quando essa razão é comprovada.

Com o passar do tempo o consumidor aprendeu. O próprio sistema do Procon se aperfeiçoou e, passo a passo, foi-se construindo uma relação de confiança entre o órgão e seus clientes. Não apenas os consumidores, até porque as empresas também não deixam de ser clientes do órgão de defesa do consumidor, pois quanto mais fácil é a solução dos problemas, melhor a imagem perante a opinião pública.

A própria relação com o órgão e com as empresas foi se transformando. Aliás, essa é uma relação muito dinâmica, pois um setor hoje está em alta com as reclamações, amanhã não mais e assim sucessivamente, até porque alguns setores vão se moldando à medida que novas demandas surgem. E novas reclamações, é claro.

Como mostra reportagem na edição de hoje, no início da pandemia as campeãs na lista de reclamações eram as operadores de telefonia celular. Hoje são as empresas de crédito consignado. Reflexos de novos tempos que todos os clientes estão passando e se adaptando, inclusive o próprio Procon. O cliente tem razão, entretanto, mais que isso precisa ter bom senso, educação e comprovação dessa razão.