Quando a técnica sobressai

4

Na edição de ontem o JORNAL DO OESTE trouxe o levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) sobre a publicidade dada ao processo de imunização da população contra a Covid-19 realizado junto aos 399 municípios do Paraná. Toledo está entre os 50 municípios que atenderam a 100% dos critérios solicitados. Os novos resultados foram obtidos após o TCE-PR reanalisar, a pedido, os portais da transparência de 41 prefeituras entre os dias 4 e 17 de agosto, a exemplo do que já havia sido feito em julho, quando 49 sites foram reavaliados.

O resultado não é obra do acaso, mas sim graças ao trabalho técnico desenvolvido pelos servidores da Prefeitura de Toledo em várias áreas. Claro que a Saúde é a mais evidente, entretanto, servidores de outras pastas colaboraram – e colaboram – para a cidade manter este nível de transparência que, embora seja um dever, ainda assim é motivo de comemoração e prova de ser possível realizar um trabalho técnico acima dos desejos políticos. O resultado também premia a organização e a exigência dos documentos necessários para a comprovação junto ao Ministério da Saúde, hoje totalmente informatizada, que possibilita acesso a todos os relatórios.

Não é o primeiro levantamento e também não é a primeira vez que Toledo consegue os 100% de transparência, outro fato a se comemorar, pois demonstra haver, ao menos nesta questão relacionada à Covid, uma política clara e bem estabelecida, pois mesmo com a troca de gestão, ainda assim se manteve o desempenho.

Além dos dados da vacinação, desde o início da pandemia da Covid-19, o Município tem se preocupado com a divulgação de todas as informações em relação ao vírus. Esse processo de divulgação também foi possível graças ao engajamento de toda a imprensa local que soube compreender a importância do momento pelo qual o mundo vive desde dezembro de 2019, quando os primeiros casos começaram a surgir na China e rapidamente se espalharam para o restante do planeta.

Essa responsabilidade se reflete também nos números da vacinação. O esforço concentrado para a aplicação da vacina da Pfizer, entre a faixa etária de 12 a 17 anos, chegou a quase 95%na quarta-feira. Que os 100% da transparência sirvam de inspiração para outros setores da administração pública e que a técnica sobressaia mais e mais vezes.