Transição tranquila

0 174

Nesta quarta-feira (13), num encontro no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Cristiano Dall’Oglio da Rocha foi eleito o novo presidente da entidade. Ele assume em lugar de Anaide Inês Holzbach de Araújo que entrega a Acit com 4.420 associados. Nem tanto pelos números em si, mas pela representatividade a Acit é hoje uma referência em vários sentidos Brasil afora porque, ao longo do tempo foi profissionalizando seus setores, alterando suas atividades e modernizando sua diretoria a fim de estar cada dia mais ao lado de seus associados.

Não por acaso ao longo do tempo a Acit foi se inserindo cada vez mais nos assuntos da cidade e da região, organizando eventos, ditando tendências, estabelecendo parâmetros seguidos por outras entidades e não apenas ligadas ao associativismo. Também por essa importância, a entidade é cobrada para atuar de maneira mais incisiva em assuntos que não lhe dizem respeito. É o ônus e o bônus de se tornar nestes mais de 50 anos de atuação uma gigante em seu setor, com reflexos em todos os pontos da cidade, das região, do Paraná e do Brasil.

Essa maturidade atingida pela Acit se reflete nessa transição tranquila realizada nesta quarta-feira. Cristiano não chega sem saber como funciona a entidade. Está há cerca de 10 anos ocupando cargos diferentes dentro das diretorias ao longo deste tempo. Assim também foi com Anaide e com outros presidentes que por lá passaram. Todos foram ganhando experiência, aprendendo, construindo uma base sólida que os alçou a essa condição de conduzir uma das maiores e melhores entidades representativas de nosso estado.

Se no passado houve tentativas de influências distintas aos objetivos maiores da Acit, hoje isso já não acontece mais pois existe um equilíbrio de forças e a nitidez que a associação é palco para discussões empresariais e não meramente políticas, embora talvez esteja na hora da entidade se posicionar de maneira ainda mais clara sobre esse aspecto. Mas isso é algo para ser organizado, planejado e discutido à exaustão, como tudo que é feito na Acit para evitar os erros que, sim, acontecem, mas quase sempre minimizados pela eficiência em gerenciar tudo que ali é feito.

Deixe um comentário