Toledo vai vacinar 1170 pessoas com doses da Pfizer a partir da terça

6

A Secretaria de Saúde de Toledo vai receber a vacina contra a Covid-19 da Pfizer. Serão 1170 doses que deverão ser dispensadas a partir da terça-feira (01/06) devido aos critérios de armazenamento e manuseio do imunizante. Serão atendidas pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes, contemplados ou não com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com 18 anos ou mais.

De acordo com o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti, esta vacina tem critérios específicos de armazenagem e manuseio, por isso deve ser administrada em sua totalidade até a sexta-feira. “Por isso estamos pedindo para as pessoas dos grupos indicados que busquem a declaração comprobatória da sua comorbidade na sua unidade básica de saúde ou na rede de saúde complementar (privada ou convênio)”. 

Os profissionais médicos têm os modelos  à disposição no site do município e também na página do Conselho Regional de Medicina. “Os médicos têm a orientação sobre o preenchimento destes documentos e como avaliar os pacientes com direito a vacina conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, explica Pedrotti. Já as pessoas com deficiência permanente é possível apresentar uma comprovação da sua deficiência. Uma das formas é apresentando o cartão do transporte rodoviário intermunicipal. “Nesta carteira tem qual a deficiência. No caso dos usuários do transporte coletivo municipal, vamos ter uma lista que será conferida com o nome da pessoa portadora do Passe Livre”, acrescenta.

Além das declarações é preciso levar documento pessoal com foto, comprovante de endereço e CPF. 

Locais de vacinação

As doses serão dispensadas nos três pontos de vacinação: Certis Pioneiro e Coopagro e Ginásio de Esportes Hugo Zeni. “As doses serão divididas entre os três locais, com entrega de senhas às 7h e início da vacinação às 8h30”. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os frascos da vacina da Pfizer contra a Covid-19 podem ser guardados em temperaturas entre -25º e -15º por um período de até duas semanas. Após esse prazo, os frascos precisam ser mantidos na temperatura entre -90º e -60º. Após o descongelamento, a vacina pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias.

Segurança das vacinas

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, antes do início da vacinação, 70% dos pacientes eram pessoas idosas (60 anos ou mais), situação que mudou nos últimos dias. “Hoje temos, neste momento [11h da sexta-feira] 37 pacientes no Pronto Atendimento Municipal internados, seja em enfermagem ou suporte de emergência, e destes, 12 têm idade superior a 60 anos”, esclarece Pedrotti. 

Sobre os 30% de pacientes idosos, Pedrotti explica que são pessoas que ainda não receberam a segunda dose. “Inclusive nos óbitos de idosos, quando ocorre, é observado estes dados. As mortes de pessoas com 70 anos ou mais ocorre entre pessoas que não receberam a vacina em sua maioria”, reforça.

O diretor geral salienta que existem algumas situações pontuais de pessoas que não foram fazer a segunda dose. “De forma geral não tem acontecido. Estamos realizando a busca ativa dos pacientes, feito o contato telefônico, solicitado que venham receber a segunda dose e monitorado o retorno. Caso isso não ocorra em uma semana, estes pacientes serão novamente contatados”.

Da Prefeitura de Toledo-PR