Abandono escolar: como manter o estudante em sala de aula?

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Garantir a presença de todos os alunos em sala de aula pode não ser uma tarefa fácil para a rede de ensino. Fatores externos particulares de cada família, a pouca conectividade e engajamento entre escola e estudante e a falta de dimensionamento da importância que os estudos podem trazer para o futuro são alguns fatores que interferem no abandono e na evasão escolar.

Como garantir que o estudante frequente os bancos escolares? Cada escola busca estabelecer estratégias para combater o abandono e a evasão. A metodologia da aula, o ambiente, todo o contexto escolar precisa envolver o aluno e fazer com que ele entenda o valor do aprendizado para sua vida.

“Iniciamos 2022 ainda com o receio da transmissão de Covid-19, mas cientes da necessidade de recuperarmos o tempo perdido”, pontua a responsável pelo Programa Presente na Escola do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, Franciele Goncalves de Souza. “O modelo presencial já havia sido retomado gradativamente no ano anterior, contudo o retorno à rotina escolar em 2022 também tem se mostrado um desafio”.

Segundo Franciele, estratégias já iniciadas em 2019 precisaram de aperfeiçoamento neste ano. Muitos projetos e ações de combate ao abandono e evasão escolar passar por um processo de remodelação durante a pandemia e foram adequados ao momento de isolamento social daquele período.

“Neste ano, porém, o grande desafio tem sido garantir o engajamento do estudante com a escola. Temos um número considerável de estudantes regularmente matriculados que apresentam um número significativo de faltas, o que acarreta prejuízo no aprendizado e abandono dos bancos escolares. No mês de junho, cerca de três mil estudantes apresentaram infrequência escolar em nosso Núcleo, o que representa cerca de 12% do total de matrículas em nossas escolas. Por meio de ações de acompanhamento e apoio pedagógico, identificamos que o principal motivo das faltas está relacionado à percepção da importância dos estudos”, declara.

COMBATE AO ABANDONO – O Núcleo Regional de Educação de Toledo, através de ferramentas ofertadas pela Secretaria da Educação, possui um sistema de monitoramento da frequência escolar dos estudantes. Esse sistema gera relatórios dos lançamentos das presenças no registro on-line pelos professores. Dessa forma, as equipes pedagógicas das escolas conseguem identificar em cada uma de suas turmas os estudantes que já apresentam sinais de um possível abandono escolar. Com essa percepção é possível propor ações pedagógicas preventivas.

FAMÍLIA E ESCOLA UNIDAS – “Os pais e responsáveis de nossos estudantes podem acompanhar o aproveitamento escolar de seus filhos por meio de um aplicativo instalado em seus celulares. Os esforços pela permanência dos alunos na escola dependem também da aproximação das famílias dos nossos estudantes. Nos preocupamos ainda com a articulação do trabalho com a rede de proteção, conscientes do cenário de pós-pandemia e das consequências geradas à saúde de nossos estudantes”, evidencia Franciele.

Através de sistema on-line de troca de informações, é possível realizar o encaminhamento de situações de evasão escolar para o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Nas reuniões mensais que são realizamos com a rede de proteção, de acordo com Franciele é possível identificar os melhores encaminhamentos para os estudantes em situação de evasão, de forma que sejam integrados os trabalhos de busca ativa com os autores da preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Importância do aprendizado: o aluno como protagonista e inserido no contexto escolar

A sala de aula cheia reforça a importância do aprendizado na vida dos alunos – Foto: Divulgação/Colégio Estadual Cívico-Militar Antônio José Reis

Quando a escola adota estratégias que enaltecem a importância do aprendizado na vida do estudante; quando a família acompanha o processo de ensino e o cotidiano escolar da criança e do adolescente e quando o aluno se sente protagonista – participante ativo da escola – a permanência em sala de aula é mais garantida. Para que o abandono e a evasão escolar não sejam fantasmas na vida dos estudantes, todos os integrantes do processos precisam estar em sintonia.

A diretora geral do Colégio Estadual Cívico-Militar Antônio José Reis, Cleonice Andrade Venzel, pontua que a comunidade escolar tem o comprometimento e trabalho contínuo para o estudante permanece na escola, para que ele entenda a importância do aprendizado em sua vida. Ela explica que as estratégias adotas visam atender as variações entre o abandono (quando o estudante deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo) e a evasão (quando o estudante que abandonou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, no ano seguinte não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos).

“Temos, a partir das informações registradas no P.P.P. uma panorâmica sobre nossa comunidade escolar e informações relevantes acerca de nossos estudantes, o que nos permite trabalhar de uma forma preventiva em relação ao abandono escolar. Buscamos analisar os motivos da ausência dos estudantes na escola, em seguida realizamos atividades de orientação, contato com a família e apoio junto as redes de proteção”, declara a diretora.

IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO – Cleonice enfatiza a necessidade de constantemente fomentar iniciativas que fortalecem o vínculo da escola com o estudante. Para ela, é fundamental articular ações entre colégio e família, pois ambos são responsáveis pela garantia do direito a educação.

A diretora ainda acrescenta que é preciso estabelecer uma comunicação direta com as redes de proteção, visto que dentro do espaço escolar é fundamental acolher e orientar os estudantes quanto a importância da escolarização. Ela comenta que a equipe orienta os professores quanto a necessidade de metodologias que atendem os diversos estilos de aprendizagem, com a adaptação dos conteúdos de modo a ser compreendido por todos, com o intuito de incentivar e reconhecer os estudantes quanto as suas habilidades.

“Convictos de que a educação é uma ferramenta de transformação para o indivíduo e para a sociedade, sempre que o educando retorna as atividades escolares acreditamos que o sujeito entendeu a importância da educação para seu desenvolvimento biopsicossocial e o quanto irá contribuir par sua formação integral diante de uma sociedade e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. É claro, ficamos felizes e recebemos de maneira acolhedora, aplicando as ações estratégicas para o engajamento e permanência dos estudantes na escola com foco na aprendizagem”, salienta Cleonice.

ACOMPANHAMENTO E APOIO PEDAGÓGICO – Na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo as escolas possuem acompanhamento e apoio pedagógico das equipes responsáveis. Além disso, constantemente são desenvolvidas ações para combater o abandono escolar.

“Um exemplo do comprometimento que temos com a causa foi a realização da Semana D – focada na mobilização pela frequência escolar – que aconteceu no período de 6 a 10 de junho”, salienta a responsável pelo Programa Presente na Escola do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Franciele Goncalves de Souza. “Foi uma semana dedicada a ações de engajamento com os estudantes e comunidade, afim de abordar a importância da frequência escolar, através de palestras, reuniões, gincanas, divulgação em redes sociais, projetos de apoio aos estudantes, parcerias com entidades que trabalham com crianças e adolescentes, ações dos grêmios estudantis, webinar para troca de boas práticas, entrevistas em rádios e meios de comunicação digitais”.

Outro trabalho relevante é a busca ativa pelo aluno ausente. Franciele aponta que essa iniciativa é diária e constante. “Nossa preocupação maior está no estudante, que não mantém uma regularidade de frequência. A longo prazo, a falta de rotina escolar (que afeta diretamente o aprendizado) também é fator de risco para o abandono. O aluno perde a ligação com o ambiente, professores e colegas da escola e, sem o apoio muitas vezes das famílias, não percebe a importância que a escola possui para a sua vida”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Dados de abandono escolar no Núcleo Regional de Educação de Toledo

Ano letivo      2019   2020   2021

Taxa de abandono Ensino Fundamental         0,4      0,5      0,2

Taxa de abandono Ensino Médio           2,4      3,2      0,4

Fonte: INEP

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