No mês do aniversário de Bergman, o À La Carte completa coletânea com quatro obras do mestre sueco

0 107

Nesta quinta, 14 de julho, lembramos os 104 anos de nascimento do sueco Ingmar Bergman (1918–2007), um dos maiores e mais queridos cineastas de todos os tempos. Em breve, no streaming À La Carte o mestre Bergman estará representado por quatro obras essenciais de sua filmografia, duas delas já disponíveis, “A Flauta Mágica” (1975) e “Juventude” (1951), mais duas que estão chegando nos próximos dias, “Quando as Mulheres Esperam” (1952) e “Monika e o Desejo” (1953), que chegam em 14 e 28 de julho, respectivamente.

Os filmes:

– Indicado ao Oscar de Melhor Figurino e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, “A Flauta Mágica” é uma adaptação da última ópera de Mozart. O belíssimo filme conta a história do príncipe Tamino e seu ajudante Papageno, que são enviados em uma missão para salvar uma linda princesa das garras do mal.

– “Juventude”, que concorreu ao Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, foi o primeiro filme de Ingmar Bergman a ser exibido na América Latina. Considerado o “mais belo filme do mundo” por Jean-Luc Godard, o longa mostra em flashback uma intensa história de amor vivida por uma bailarina, durante suas férias de verão, treze anos atrás.

– “Quando as Mulheres Esperam”, indicado ao Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, mostra quatro esposas de quatro irmãos compartilhando histórias de seus casamentos, enquanto esperam seus maridos em uma pequena e isolada cabana. Quando uma delas narra uma vez em que ela e o marido ficaram presos juntos em um elevador, o espectador é brindado com uma das cenas mais fascinantes, frívolas e engraçadas já vistas na filmografia de Bergman, com as impagáveis atuações de Gunnar Bjornstrand e Eva Dahlberg.

– Lançado originalmente com o slogan “o filme ousado, diferente e controverso de uma geração inquieta de Ingmar Bergman”, “Monika e o Desejo” tem como protagonistas dois jovens que se encontram em um dia de verão, começam um caso imprudente e abandonam suas famílias para ficarem um com o outro. Bergman escreveu o filme especialmente para ser interpretado por Harriet Andersson, descoberta aos 20 anos por ele, uma grande atriz com forte presença em diversos filmes do diretor, especialmente “Noites de Circo” e “Gritos e Sussurros”.

O diretor:

Ingmar Bergman ingressou na carreira artística cedo, em um teatro de fantoches, junto com sua irmã e amigos. Estritamente profissional, ele começou a escrever peças em 1941, aos 23 anos. E foi com uma peça chamada “Kaspers död” que ele entrou para o cinema, quando uma funcionária da Swedish Filmindustry assistiu à montagem e percebeu o talento dramático do jovem Ingmar. Graças a esse reconhecimento, seu primeiro trabalho no cinema veio a ser o de “salvar” roteiros ruins de autores já renomados. Mais tarde, ele apresentou dois roteiros dele próprio à Swedish Filmindustry. Um deles foi “Tortura de um Desejo” (1944), filmado sob a direção Alf Sjöberg. Foi também nesse filme que Bergman teve sua primeira experiência como diretor, quando ele recebeu a ordem de filmar a última sequência do longa, substituindo Alf Sjöberg, que estava ocupado. Enfim, em 1946, ele dirigiu seu primeiro filme, “Crise”, marcando assim uma carreira com dezenas de títulos realizados para o cinema, entre tantos outros feitos para a TV sueca, sendo três vezes indicado ao Oscar de Melhor Diretor, e levando três vezes para o seu país o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, pelos clássicos “A Fonte da Donzela” (1960), “Através de Um Espelho” (1961) e “Fanny e Alexander” (1982). Dono de uma biografia fascinante e com filmografia repleta de tesouros, Bergman é um diretor que todo cinéfilo precisa conhecer e que não poderia faltar no streaming dos melhores filmes.

Juventude (Sommarlek) – Já disponível
Suécia, 1951, Drama, Romance, 96 min
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Maj-Britt Nilsson, Birger Malmsten, Alf Kjellin.
Sinopse: Marie é uma bailarina clássica não muito jovem que, ao encontrar um antigo diário, recorda um verão que passou com Erland, um possessivo tio cuja mulher, com quem vivia numa ilha perto de Estocolmo, sofria de câncer.

A Flauta Mágica –  Já disponível
Suécia, 1975, Comédia, 135min, livre

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ulrik Cold, Josef Köstlinger, Irma Urrila
Sinopse: Versão fílmica da ópera homônima repleta de simbolismos maçônicos de Mozart. A Rainha da Noite (Birgit Nordin) oferece sua filha, Pamina (Irma Urrila), a Tamino (Josef Köstlinger), um andarilho encontrado na floresta pelo servo da rainha, Papageno (Håkan Hagegård). Porém, para isso, Tamino precisa trazê-la de volta de seu pai e sacerdote que só pratica o bem, Sarastro (Ulrik Cold), alegando que ele a sequestrou. Ambicionando o poder de Sarastro, a Rainha da Noite oferece uma flauta mágica a Tamino e sinos mágicos a Papageno, enviando os dois em uma jornada de amor e autoconhecimento.

Curiosidades: Indicado ao Oscar de Melhor Figurino e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, “A Flauta Mágica” é uma adaptação da última ópera de Mozart. Os atores Liv Ullmann e Erland Josephson, o diretor de fotografia Sven Nykvist e o diretor Ingmar Bergman podem ser vistos na platéia durante a abertura do filme; O filme, que originalmente foi feito para a TV, teve a primeira trilha sonora gravada em estéreo para uma produção televisiva.

Quando as Mulheres Esperam (Kvinnors Vantan) – Estreia 14.07
Suécia, 1952, Drama, Comédia, 107 min
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Quatro mulheres casadas com quatro irmãos passam um feriado no arquipélago de Estocolmo enquanto aguardam que os maridos voltem de uma viagem de negócios. Na última noite, antes do trem em que eles viajam chegar de Estocolmo, três delas relembram coisas do passado.

Monika e o Desejo (Sommaren mad Monika) – Estreia 21.07
Suécia, 1953, Documentário, 86 min
Direção
: Ingmar Bergman
Elenco: Harriet Andersson, Lars Ekborg, Dagmar Ebbesen e John Harryson
Sinopse: Dois jovens se apaixonam e fogem de suas casas em um barco para passarem o verão isolados nas ilhas do arquipélago local, longe de seus pais e de suas responsabilidades. O casal, porém, com o fim do verão, se vê obrigado a enfrentar a realidade e a voltar à cidade.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. 

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Sobre o À LA CARTE 

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além dos cinco novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos. Outros diferenciais são as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, espanhola, suíça e da Macedônia do Norte, e as séries da BBC Studios, que chegaram no início de 2022 ao catálogo. Entre as obras estão a versão original de “House of Cards”, a série policial “Maigret”, e a inédita no Brasil “Os Bolenas: Escândalo de Família”.

Deixe um comentário